terça-feira, 6 de março de 2012

Quais os desafios de ensinar Matemática hoje?


Segundo o livro " Teoria e prática de Matemática " de Marília Toledo e Mauro Toledo, são vários os desafios de se ensinar Matemática hoje. A Matemática é a ciência base de várias áreas do conhecimento, sendo, portanto fundamental seu domínio por parte dos alunos.
O método de ensino é um dos desafios que norteiam o aprendizado da Matemática. Os autores destacam que professores que adotam um método mais intuitivo e indutivo, respeitando os conhecimentos já existentes no aluno, conseguem uma melhor compreensão ou até mesmo uma melhor aceitação, dos mesmos, da disciplina de Matemática.
Segundo os autores o estudo da Matemática é muito questionada pelo os alunos, que sempre perguntam para que estudá-la?! Vemos então que é imprescindível que o educador consiga relacionar a Matemática ao cotidiano dos alunos.
Além de trazer a Matemática para o cotidiano, os professores ainda têm um grande desafio, saber como e qual conteúdo passar. Diante desse imenso avanço tecnológico, as maquinas cada vez mais, estão sendo usadas para fazer contas, cálculos, etc. É importante que o professor prepare seu aluno para enfrentar as situações novas com criatividade e entusiasmo.
E por ultimo, mas não menos importante, o professor tem que saber qual a melhor maneira de avaliar a atuação dos alunos nas aulas de Matemática. As avaliações precisam estar presentes no inicio, no meio e no fim do processo de aprendizagem, sempre tendo a intervenção do professor quando julgar necessário. Assim ele terá o resultado do seu trabalho, podendo sempre buscar melhorias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário